5 cuidados que você deve ter no seu site

Escrito por maiscode

Publicado em 23/03/2021

Já imaginou o seu site sendo controlado por invasores? Ou suas páginas cheias de erros e bugs? Um pesadelo, não é mesmo?! Infelizmente, situações como essas podem acontecer caso você não tenha certos cuidados.

O que poucos te contam é que não basta apenas criar um site, mas também é necessário cuidar dele constantemente: atualizações, cautela com plugins e prevenção de malwares são alguns dos cuidados que você deve ter para que seu website não tenha problemas no futuro!
Confira nossa lista:

1. Velocidade do site

Você sabia que 40% dos usuários abandonam um site se ele não carregar em menos de 3 segundos? É o que diz uma pesquisa da Compuware sobre perfomance de empresas na Web.

Isso acontece porque as pessoas querem respostas rápidas para seus problemas e se seu site não colaborar, elas simplesmente desistem e vão atrás de outro site que pode ajudá-las!
Assim, se você quer que os usuários fiquem no seu site, é importante se atentar com a velocidade dele.
Felizmente, na internet há várias ferramentas gratuitas disponíveis para te ajudar a verificar o desempenho do seu website como a Page Speed Insights, GT Metrix e Pingdom. Então, se você acha que seu site está muito lento, pode resolver com alguns procedimentos.

Como acelerar o site?

  • Utilizar o sistema de cache

Imagine se toda vez que você entrar em um site, tenha que carregar todos os dados da página como se fosse a primeira vez? Quando você utiliza o sistema de cache (no servidor ou navegador), isso não é necessário, já que ele guarda as informações solicitadas anteriormente na página e assim, o site carrega mais rápido.

  • Otimizar as imagens do seu site

Sabia que imagens muito pesadas podem deixar seu site mais lento? Por isso é muito importante que você redimensione as imagens para que não atrapalhe o desempenho. Você pode fazer isso manualmente, em ferramentas como o Photoshop ou instalar plugins que fazem o trabalho por você, como o Imagify.

  • Estar atento aos plugins

Toda vez que você for instalar um plugin, deve estar atento à compatibilidade com outros plugins ou mesmo se ele é confiável. Dependendo do caso, um plugin mal configurado pode ser a causa da lentidão. No tópico 3, eu falo um pouco mais sobre como descobrir qual plugin está dando erro.

  • Verificar se não há malware

Malwares podem deixar seu site mais lento, porque estão agindo em configurações internas, afetando o desempenho do seu site. Atente-se a links suspeitos e brechas de segurança no seu site!

2. Links quebrados (erro 404)

Sabe quando você entra em um site e aparece: error 404? Pois então, normalmente esse aviso aparece por causa dos links quebrados. Basicamente não há nenhum conteúdo na página associada com aquele link.
Isso pode acontecer se:

  • Você renomeou ou moveu a página e esqueceu de mudar os links internos;
  • Você cometeu um erro ao adicionar um link para o seu site (exemplo: adicionar um caractere a mais na URL);
  • Você linkou um conteúdo a uma página externa e essa página mudou a URL ou moveu a página sem você saber;
  • Você linkou a um conteúdo movido ou deletado

Como resolver?

  • Identificar os links quebrados

Para identificá-los, você pode usar ferramentas como o Broken Link Checker (um plugin do WordPress) ou Google Search Console.

  • Usar Redirect 301

Esse código, quando utilizado, direciona automaticamente o usuário para a URL correta. Assim, o usuário continua no seu site e não tem o trabalho de descobrir qual é o link correto, pois já é levado para ele!

  • Otimizar a página “error 404”

Fazer isso não resolve exatamente o problema com links quebrados, mas dá a possibilidade de fazer o usuário continuar no seu site.
Nessa página, você pode colocar um aviso que o link não existe, mas oferecer opções de busca dentro do site.

Exemplo de página 404 sem otimização, apenas com aviso, sem redirecionamento
Página 404 não otimizada - não direciona a nenhum lugar
página 404 otimizado, apresenta o aviso e um redirecionamento dentro do site
Página 404 otimizada - direciona para a Home, por exemplo

3. Problemas no plugin

Os plugins são ferramentas utilizadas para melhorar a funcionalidade do seu site. Eles podem ser muito úteis se forem bem utilizados, mas se você não se atentar, pode causar alguns problemas chatos.

Alguns erros, como 502 Bad Gateway, 403 Forbidden e 500, por exemplo, podem acontecer devido a algum plugin mal configurado.

Ok, mas como saber se um plugin está causando problemas no seu site? Os indícios são:

  • você instalou um plugin e seu site parou de funcionar;
  • depois de atualizar um plugin, certos elementos do seu site quebraram - a navegação ficou oscilante -, ou o site ficou lento;
  • as páginas simplesmente não carregam ou ficam brancas - o "erro 500"

Se você percebeu alguns desses sintomas, provavelmente é um conflito no plugin. Mas não se desespere, pois dá para resolver!

Como resolver?

Para você descobrir qual plugin está causando problemas, você pode desativar todos os plugins e depois reativar um a um. Quando o erro surgir, você vai reconhecer de onde veio. Assim, basta excluir o plugin que está causando problemas.

4. Malwares

Malware é a abreviação de software malicioso (malicious software). É um tipo de programa desenvolvido para infectar o computador ou dispositivo móvel de um usuário, podendo assumir várias formas: vírus, worms, cavalo de Troia, spyware, entre outros.

Você deve estar se perguntando: como esse "bichinho" pode atacar meu site? Há diversas formas, mas normalmente é por meio do download de algum programa ou ferramenta, o "clique" em um link ou anúncio suspeito ou através de uma brecha no seu sistema de segurança. No seu site, ele também pode surgir por meio do download de um plugin infectado, por exemplo.

Quando o malware ataca, pode ter acesso a seus dados e dos usuários que entrarem nele, afetando diretamente a segurança do seu site. Felizmente, há ferramentas disponíveis para você verificar se há alguma ameaçacomo o Google Transparecy Report Safe Browsing, Norton Safe Web e VirusTotal.

Como proteger meu site de malwares?

Há algumas coisas básicas que você pode fazer para evitar que seu site seja atacado:

  • Usar antivírus nos dispositivos com que você acessa seu site;
  • Usar plugins de confiança;
  • Fazer senhas complexas (quanto mais extensa e complicada, mais difícil de invadir) e mantê-la sempre atualizada;
  • Atualizar regularmente os plugins - um plugin desatualizado é alvo fácil para malware;
  • Apagar plugins que não estão sendo (e não serão) utilizados;

Com essas dicas, a chance de você ser surpreendido com uma ameaça é muito pequena (ou será facilmente remediada).

5. Atualização

Sabia que 81% das pessoas têm uma visão negativa de uma marca se o site não está atualizado? É o que diz uma pesquisa da Blue Fountain Media sobre tendências em UX. Considerando isso, não importa se você tem um site, mas se o mantém desatualizado, os usuários não vão considerar isso uma característica positiva!

    Sem contar que, como já foi dito, a desatualização abre brechas para malwares que afetam a segurança do website.

    Também, de acordo com a pesquisa da Compuware sobre performance de empresas na Web, 88% dos usuários não retornam a um site após uma experiência ruim.

    Agora, pensa: uma pessoa entra em seu site e recebe um aviso que ele não é seguro. Ou entra, clica em um link e recebe um vírus. Ounão há risco de segurança em seu site, mas os posts estão desatualizados, não há informações novas e o design é antigo, prejudicando a confiabilidade de empresa. Todas são experiências ruins para o usuário, concorda? Consequentemente, manter um site desatualizado afasta usuários e possíveis clientes. Por isso é importante que você produza conteúdos regularmente, sempre atualize as informações, o design e plugins para que os usuários tenham uma boa experiência.

Conclusão

Agora com essas dicas, você com certeza tem conhecimento necessário para cuidar de seu site adequadamente. Manter um site pode demandar um pouco de trabalho, mas você não vai demorar para ver resultados e esse trabalho com certeza vai se tornar gratificante.  Se você tiver alguma dúvida ou quiser ajuda para manter seu site atualizado, é só entrar em contato com a Mais Code!

Venha fazer a sua presença online com a MaisCode

FAÇA UM ORÇAMENTO

Posts recomendados

5 cuidados que você deve ter no seu site

Você seguro no WordPress

    Assine nossa newsletter para se manter presente online



    Open chat
    Fale conosco!