Afinal, ter um blog é importante? 04 motivos para sua resposta ser sim!

Publicado por
Notice: Undefined variable: author_id in /home2/maiscode/public_html/wp-content/themes/tema_maiscode/single.php on line 21
maiscode
22 de junho de 2021
5 min de leitura

O que é, o que é? Um site que as pessoas compartilham suas ideias, rotina, dicas, ensinamentos e tudo que você puder imaginar…

Já sabe do que eu estou falando? Sim, é dele: o blog! Foi em 1994 que foi criado o primeiro blog (da forma que nós conhecemos) por Justin Hall, o links.net. Na plataforma, Justin compartilhava suas opiniões e contava sobre seu cotidiano, servindo como uma espécie de diário virtual. Curiosidade: o links.net ainda existe e é alimentado!

No início o blog era isto: uma simples ferramenta para compartilhar a vida. Mas, com o tempo, começou a ser usado das mais diversas formas. Uma dessas formas foi como estratégia de marketing para o mundo dos negócios.

Provavelmente você já deve ter ouvido que os blogs são importantes para impulsionar o sucesso de uma empresa, mas pode ter dúvidas em relação a isso: afinal, como eles poderiam ajudar exatamente?

Não se preocupe, nós te ajudaremos a desvendar esse mundo dos blogs agora!

O que é um blog?

O blog é um site para você compartilhar conteúdo. Algumas de suas características são a frequência (os conteúdos são postados regularmente) e as segmentações (normalmente focam em algum tema ou nicho).

Seu nome deriva da palavra "weblog" que significa "diário da rede".

Os blogs podem trazer todo o tipo de conteúdo que você pode imaginar, seja apenas compartilhamentos do cotidiano, até ensinamentos e opiniões. O seu mundo é bem amplo!

Tipos de blogs

Se no início o blog era apenas um diário virtual, com o tempo seu uso foi expandido e agora há muitos tipos de blogs, para todo o tipo de objetivo e para todas as pessoas. Vamos mostrar alguns exemplos:

Blog pessoal

Esse é o mais clássico e atemporal! Os textos são escritos no estilo diário, em que as pessoas compartilham suas vidas, experiências, ideias, rotinas e opiniões. O blogueiro que decide o que vai escrever e opinar, com bastante liberdade!

Blog de nicho

Aqui, o blog é focado em algum nicho. Se for um blog de tecnologia, por exemplo, sempre trará novidades sobre esse mundo, além de opiniões, comentários, resenhas e por aí vai. Há diversos nichos existentes: viagem, moda, culinária, cultura, etc.! A escolha depende do interesse e objetivo do criador.

Blog de empresa ou negócios

O nosso blog é um exemplo de um blog de empresa. Estamos sempre trazendo conteúdo relevante para o público e tentando ajudá-los de alguma forma. O blog de empresa ou negócios possui esse objetivo: escrever para o público, ajudar a sanar suas dúvidas e informá-los.

Esse blog é muito interessante porque atrai pessoas interessadas no que a empresa pode oferecer. Ao pesquisar por uma dúvida e ler o artigo do blog, o leitor pode se tornar um lead.

Blog de convidados ou reverso

Como já diz o nome, aqui quem escreve são escritores convidados e não o dono do site. Alguns exemplos são o HuffPost e Medium, que possuem diversos colaboradores.

Blog de ensino

Essa é fácil: é um blog que te ensina em algum tópico específico! Serve para educar os leitores, compartilhando tutoriais e todo o tipo de artigo que podem ajudar o público a atingir um objetivo.

Esses são alguns exemplos, mas existem outros inúmeros tipos! Além disso, os blogs podem ser mistos: um blog de convidados pode ser focado em algum nicho também, por exemplo.

Por que ter um blog?

Eu sou suspeita para falar, porque pessoalmente acho que ter um blog é um ótimo hobby. Poder compartilhar suas ideias e pensamentos com outras pessoas, escrever, ensinar pessoas e aprender junto são ótimas atividades para passar o tempo e para a vida.

Mas, se você precisa de outros motivos além desses, eu posso te dar alguns.

Indexação no Google

Você sabia que sites empresariais que também possuem blogs têm 434% mais chance de ter suas páginas indexadas nos mecanismos de busca? De acordo com dados publicados pelo OptinMonster, as companhias que possuem blogs ganham 97% mais cliques no seu site do que as companhias que não têm blog.

Esse fato é muito interessante, pois podemos ver que ao ter um blog e publicar conteúdos relevantes, você (ou sua empresa e negócio) podem aparecer mais nos mecanismos de busca, possuindo grande vantagem frente a outras empresas.

Atração de leads

Nessa mesma pesquisa do OptinMonster tem outro dado muito interessante: empresas que têm blogs ganham 67% mais leads que aquelas que não possuem! Ou seja, ao publicar conteúdos frequentes no blog, você pode atrair pessoas e consequentemente, gerar leads.

Conexão com pessoas

De acordo com a pesquisa da OptinMonster, 77% das pessoas leem blogs. Pense no tanto de pessoa que você pode atingir!

O blog alcança pessoas que normalmente, se você não tivesse blog, não seriam atingidas. Além disso, a publicação de conteúdo pode fazer com que você se conecte com diversas pessoas: ou que possuem o mesmo interesse que você e podem compartilhar conhecimentos ou que precisam da sua ajuda.

Menor custo

Imagina você atingir pessoas, ganhar mais cliques no seu site e atrair leads sem ter que pagar uma fortuna por isso? Com o blog isso é possível.

Você pode fazer tudo de graça, usando sites como o Blogger, a versão gratuita do WordPress ou o Medium, por exemplo. E claro, também pode pagar para ter o seu próprio site (e, consequentemente, possuir mais liberdade).

De qualquer forma, mesmo pagando, você gasta muito menos do que em um anúncio para as principais plataformas da internet. Com um bom conteúdo e um pouco de investimento, você consegue atingir grandes objetivos!

Conclusão

Afinal, ter um blog é realmente importante? Você ainda tem dúvida? Ter um blog é crucial para o seu negócio, além de ser muito divertido! Comece agora mesmo a investir nessa “modalidade” para o seu site.

Se quiser saber mais, pode entrar em contato com a Mais Code! Teremos muito prazer em te ajudar. 😄

Por: Beatriz Saltão

Posts recomendados