Quem tem um site espera que ele seja perfeito, não é? E isso não é diferente para os usuários que o acessam, sabia? Muitas vezes alguns probleminhas acabam fazendo com que as pessoas abandonem seu site.
Mas calma, tudo tem solução, por isso, separamos 3 problemas de usabilidades que são comuns e algumas dicas para resolvê-los. Não vamos deixar os usuários furiosos por não conseguir navegar em seu site, certo?
Primeiro probleminha: Site lento!
Essa é a primeira adversidade que deixa o usuário bastante chateado. Imagine o seguinte: você precisa resolver algo no banco, está no seu horário de almoço, então, tem pouco tempo para solucionar esse problema.
Mas a fila para o atendimento está enorme.... O que você faria?
Deixaria para lá? Veria se não há como resolver esse problema em outro lugar?
Dica: Um dos maiores vilões do carregamento são as imagens. Quanto maior, mais pesada ela é, o que significa que vai demorar um pouco mais para carregar. Então, lembre-se sempre de redimensionar sua imagem, caso não precise dela no tamanho original.
Segundo probleminha: Página 404 (site não encontrado) não é personalizada.
Sabe aquele “Error 404” que aparece quando você digita uma URL e ela não é encontrada?
Muitos sites não se preocupam em personalizar essa página, ou seja, o usuário digita a URL, é direcionado para essa página e pronto, acabou, é isso aí.
Dica: “Mas porque eu deveria personalizar essa página? ”
Simples, para dar a opção da pessoa voltar para a home ou ver alguma página que possa interessar, como o blog, por exemplo. Isso evita que ele simplesmente saia do seu site, as vezes só digitou o link errado e nem se ligou.
A gente já até falou aqui de como escolher o domínio ideal e separamos algumas dicas para você acertar em cheio na hora de escolher o domínio para o seu site, isso pode evitar que esses erros apareçam.
Terceiro probleminha: A home não deixa claro do que se trata seu site.
Isso deixa todo mundo irritado. Pense comigo: você está procura de um site que trate de um assunto, em uma pesquisa no Google, você acha vários, clica em um, mas a home é bagunçada, não diz nada sobre o que procura.
Chato, né?
Dica: Deixe claro logo no nome/slogan da empresa sobre o que se trata o site/empresa e o que o usuário vai encontrar ali. Uma mini bio sobre ele também ajuda o usuário a identificar o assunto.
E aí, essas dicas te ajudaram? A gente também já falou aqui sobre os “7 pecados capitais das landing pages”, dê uma olhadinha nos nossos conteúdos para ter um site perfeito para você e para seus usuários.