![](http://maiscode.com.br/wp-content/uploads/2017/02/1.jpg)
O que é um site de sucesso?
Essa deve ser a primeira pergunta que vem à cabeça ao ler o título desse texto. Que tal começar com ela, então?
Já falamos aqui que o primeiro passo para ter um bom site é saber onde você quer chegar com ele, pois assim, toda a estrutura será pensada para atingir seu objetivo.
Claro, não podemos esquecer que o site é o cartão de visita do seu empreendimento. Por isso, considere que cada segmento tem suas características e deixe claro para o usuário: quem é sua empresa e o que ela oferece.
Para você acertar em cheio na hora de fazer seu site, separamos 5 elementos que deve levar em consideração para ter um site atrativo, de sucesso e não cometer nenhum erro bobo que são muito comuns e a gente já falou deles aqui.
1. Seu site deve ser fácil de navegar
![](http://maiscode.com.br/wp-content/uploads/2017/02/2.jpg)
As pessoas não gostam de adivinhar em qual botão clicar, onde está a informação que precisa, o que é um link e texto em um site. Isso deixa as pessoas irritadas.
Por isso, as informações devem estar organizadas de forma que a navegação seja fácil e intuitiva. Desse modo, a usabilidade do site fica melhor e os usuários não terão problemas de navegação.
2. Tenha um site personalizado
![](http://maiscode.com.br/wp-content/uploads/2017/02/3.jpg)
Pode parecer bobeira, mas alguns detalhes fazem toda a diferença para quem está visitando seu site. Por exemplo, ao pensar no Banco Itaú, quais são as cores que te vem à cabeça? Quais formas? Que tipo de fonte?
Tudo faz parte da identidade visual do Itaú, por isso, o usuário espera ver esses elementos no site, ao menos irá lembrar quando encontrar esses componentes em outros locais.
Agora pense se o Itaú usar um layout genérico para o site, que não remeta a marca. Será que vai parecer confiável?
Sem falar que ninguém quer ter um site igual ao de outras pessoas, não é? Ter um site único faz toda a diferença, pois como já falamos, o site é um cartão de visitas do seu negócio – disponível 24h por dia.
3. Otimize seu site
![](http://maiscode.com.br/wp-content/uploads/2017/02/4.jpg)
Todo mundo quer aparecer na primeira página de pesquisa do Google, ter uma página da web otimizada é o primeiro passo para alcançar esse objetivo.
Uma ferramenta utilizada e importante para ter um site otimizado é o SEO (Search Engine Optimization) que em português significa otimização para mecanismos de busca ou otimização de sites.
É constituído de estratégias, que tem como finalidade conseguir os melhores posicionamentos nos resultados orgânicos. Ou seja, aparecer na primeira página do Google sem pagar por isso.
Creio que nem é preciso falar que seu site deve ser responsivo, né? Precisa se ajustar automaticamente para os usuários que acessam de desktop, tablete, celular, notebook, etc.
4. Conteúdo Relevante
![](http://maiscode.com.br/wp-content/uploads/2017/02/5.png)
Já falamos aqui sobre a importância do gerenciamento de conteúdo para seu site e vale a pena reforçar que essa estratégia traz inúmeros benefícios para sua página web.
Além de mostrar que tem autoridade para falar sobre o ramo no qual atua – pois terá material no seu site falando sobre o seu segmento – o conteúdo ajuda a trazer credibilidade, fazendo com que os usuários compartilhem em suas redes sociais, levando sua marca para todos que não a conhecem.
Sem mencionar, que isso também ajuda a melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de buscas.
5. Mantenha seu site sempre atualizado
![](http://maiscode.com.br/wp-content/uploads/2017/02/6.jpg)
Imagina entrar em um site que tem tudo para ser interessante, mas não atualiza há meses. Isso te deixaria chateado?
A atualização constante abre as portas para que as pessoas voltem a visitar – se o conteúdo for interessante, claro – por isso, não coloque links para páginas que ainda estão em construção e procure postar novidades para o seu usuário uma vez por semana.
Bônus: Facilite o contato com sua empresa
![](http://maiscode.com.br/wp-content/uploads/2017/02/7.jpg)
Um formulário de contato ou newsletter é uma ótima maneira de captar leads e manter contato com aqueles que tem interesse no seu conteúdo. Facilitar o contato com sua empresa passa segurança ao usuário, pois irá tirar qualquer dúvida de forma rápida e simples.
Agora é só colocar tudo isso em prática e ter um site de sucesso. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, adoraremos te ajudar.
Ah, você pode gostar também das informações que estão no nosso texto 7 pecados capitais das landing pages: O que você não deve fazer. Dá uma passadinha lá e diga o que acha.