Como inovar no seu site?

Escrito por maiscode

Publicado em 20/09/2021

Sabemos que ter um site é muito importante para a sua empresa ou negócio, pois ele é a vitrine virtual do seu produto, onde várias pessoas do mundo podem te encontrar. Mas mais do que ter só um site, é importante ter um site moderno e inovador.

Caso você tenha um site com características desatualizadas, saiba que você pode estar perdendo muita coisa. É preciso inovar: interatividade, ter uma boa comunicação com o público, usar elementos como tecnologia 3D e fotos 360º são alguns dos componentes que o seu site pode utilizar e se fazer diferente dos outros.

Por que ter um site inovador?

Primeiramente, ter um site inovador é muito importante porque conquista os usuários: a surpresa é um elemento que causa interesse na pessoa, pois ao fugir do comum ele pode querer investigar a fundo o que o seu site tem a mostrar. E isso forma uma relação saudável entre o usuário e a sua empresa.

No neuromarketing, tiveram algumas pesquisas feitas por estudiosos sobre esse sentimento, como a do professor de psicologia Norbert Schwarz, que chegou à conclusão que a surpresa é importante no cotidiano e pode mudar as perspectivas e emoções que uma pessoa pode ter sobre alguma coisa.

Em 1987, o professor publicou um estudo para demonstrar que um pequeno elemento inusitado pode mudar o dia das pessoas. O que ele fez foi colocar uma moeda de 10 centavos perto de uma impressora, onde as pessoas podiam facilmente encontrar. O que aconteceu foi que as pessoas que encontraram a moeda tiveram um resto do dia e semana mais feliz das que não encontraram, apenas por aquele acontecimento inusitado.

Em uma entrevista para o jornal The Baltimore Sun, o psicólogo disse: “não é o valor do que você encontra. É que algo positivo aconteceu com você”.

Outro exemplo é quando você recebe um presente no seu aniversário e recebe um presente em uma data não comemorativa. Apesar dos dois acontecimentos serem muito bons, possivelmente o presente não esperado te causa uma sensação mais positiva, pois um dia que seria normal tornou-se um dia especial.

A mesma coisa pode acontecer com os sites. O usuário ao entrar em um website, normalmente tem uma ideia genérica de como ele pode ser, mas se você utilizar de diferentes elementos inovadores (mesmo que simples), uma experiência que seria comum pode se tornar divertida e interessante.

Características de sites inovadores

Mas afinal, o que faz um site ser considerado moderno ou inovador? Usar elementos não esperados ou que fogem do convencional, como a utilização de tecnologia 3D, a interatividade, elementos escondidos que podem ser encontrados, entre outros, é uma boa para atingir esse objetivo.

Fotos em 360º

Essa ferramenta é interessante principalmente para espaços físicos porque possibilita que os usuários vejam os seus produtos ou obras com imagens panorâmicas. Um exemplo é o site Park Office, que ao mostrar suas salas, possibilita, com o efeito de 360º, que o usuário veja todo o espaço e assim escolha com mais precisão qual escritório ele quer utilizar.

Página e ícones interativos

A possibilidade de interação que você fornece ao usuário é muito importante porque além de criar um branding, conquista a atenção do usuário e o entretém. Permitir a possibilidade de o usuário interagir com os elementos da página causa uma relação boa com quem acessa o seu site e certamente ele vai querer voltar. A Agência Resn utiliza muito bem essa ferramenta, ao nos fazer entrar no site e brincarmos com os elementos: ao clicar e segurar na tela aparecem mais elementos divertidos que possibilitam a interação.

Utilização do 3D

A utilização da tecnologia 3D é muito interessante para o seu site, principalmente para mostrar os seus produtos. A Agência RESN faz isso para divertir o usuário e o site da Ford, por exemplo, utiliza do 3D para mostrar o modelo do carro de qualquer ângulo.

Design integrado e branding

Não basta ter apenas uma estética bonita, é preciso ter uma estética coerente na forma em que você apresenta o seu site: as cores, os elementos e até o uso de palavras devem ter uma coesão que conectem os usuários a sua marca. Dessa forma, os usuários vão associar facilmente o seu site a você.

Exemplos de sites inovadores

Aqui reunimos alguns dos sites que possuem as características citadas anteriormente. Cada um se diferencia de alguma forma, pois a inovação não é estática e definida: tudo depende de quais são os seus objetivos com o site. 

Agência RESN

A Agência RESN inova com o uso de tecnologia 3D e interatividade no seu site. Ao entrar no site da Agência vemos uma gota cristalina que se move ao passarmos o mouse em cima dele. As faces dos cristais refletem as letras RESN. Ao clicar na tela e esperar, você se depara com artes magníficas em 3D, em que você pode interagir. No total são 7. Em cima do cristal você pode clicar em “ver os projetos” e é mostrado todos os projetos que eles já traçaram.

Resumindo, o site une beleza, tecnologia 3D e interatividade, fazendo com que você deseje continuar por ali para descobrir o que mais pode acontecer.

Anna Rosa Krau

Esse site é mais charmoso e gracioso, com o uso de tons claros, pastéis e terrosos. Nele, o menu e o contato estão escondidos no logo: você deve clicar em Anna ou Rosa para acessar as informações. Na página inicial vemos duas imagens ao lado da logo Anna Rosa e estas são as obras fotográficas da artista. Ao rolar o mouse aparecem mais imagens com mais séries fotográficas.

O site, apesar de simples, utiliza esse mecanismo de rolagem “infinita”, dando a sensação de curiosidade no usuário, que quer ver quais são as próximas séries fotográficas e o que mais ele tem para descobrir.  

Tao Tajima

Tao Tajima, em seu site, compartilha as suas obras fílmicas, de forma inovadora. Vemos a tela inteira do site composta pelos vídeos que ele fez, como em uma sala de cinema. Pois, justamente: Tao Tajima é um diretor e film maker e consegue passar essa ideia cinematográfica de forma inovadora. 

Numéro10

Numéro10 é uma agência de comunicação. O que é tão diferente em seu site é que todos os tópicos já são vistos na página inicial. Ali, estática e sem possibilidade de rolagem, encontramos várias palavras e cada uma leva para algum lugar no site. Simples, mas inesperado.

Agora que você já conhece algumas formas de deixar seu site com um diferencial a mais, não perca os próximos artigos com mais dicas sobre plugin e UX Design!

Por: Beatriz Saltão

Venha fazer a sua presença online com a MaisCode

FAÇA UM ORÇAMENTO

    Assine nossa newsletter para se manter presente online



    Open chat
    Fale conosco!