O que é e-mail marketing?

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maiscode
19 de abril de 2021
4 min de leitura

Você tem o costume de checar os seus e-mails todos os dias? Pois saiba que esse hábito é muito comum em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa da Adobe de 2019 feita nos Estados Unidos, as pessoas passam mais de 5 horas por dia checando o e-mail. Esse dado surpreendente mostra que o "correio eletrônico" ainda é muito utilizado nos dias de hoje e pode ser um grande aliado da sua empresa.

Com boas práticas de e-mail marketing, você pode aumentar o rendimento do seu negócio, nutrir leads e fidelizar clientes. Então por que não começar agora?

Mas primeiro, você sabe o que é e-mail marketing? Basicamente, ele é a comunicação via e-mail entre uma empresa e possíveis clientes, ou seja, pessoas interessadas no seu negócio.

Diversas pesquisas já mostraram que o e-mail marketing é muito importante, pois é o meio da empresa que mais gera conversões. Aqui estão alguns dados relevantes:

  •  80% dos profissionais entrevistados pela empresa Thindata relataram que o e-mail é a mídia que gera mais venda para os negócios;
  • Para cada $1 investido, as empresas recebem $42 de retorno, em média. Dependendo da indústria, esse retorno pode ser ainda maior, diz uma pesquisa da Litmus;

Assim, para que você alcance muitas pessoas, estreite os relacionamentos com o público, nutra leads e tenha um ótimo retorno financeiro. Fazer uso do e-mail marketing pode te ajudar a alcançar esse objetivo!

Tipos de e-mail marketing

Há vários tipos de e-mail marketing e todos, se utilizados da forma correta, podem trazer um ganho para sua empresa. Assim, listamos quando você deve usar cada tipo de e-mail corretamente.

E-mail de boas-vindas

Esse e-mail é muito importante para você começar a criar uma relação com o seu lead. Normalmente é enviado para agradecer o cliente depois que ele compra um produto ou se cadastra no seu site. É um pequeno detalhe que faz muita diferença!

Newsletter

A newsletter é uma opção muito boa para você que tem um blog ou se tem informações relevantes para dar para o seu público com uma certa frequência. Uma característica desse tipo de e-mail é a sua regularidade — seja diária, semanal ou mensal, é bom que se siga uma frequência para que o público sempre espere pelo seu conteúdo.

E-mail promocional

Como diz o nome, esse e-mail é enviado para promover produtos e serviços, sejam eles físicos ou digitais, como cursos, anunciação de lives, um eBook, etc. Não é necessariamente um produto para vender, mas sim para gerar interesse no lead e futuramente anunciar uma compra.

E-mail para ecommerce

Aqui sim já mostra um produto para o cliente comprar. Normalmente é quando ele já demonstrou interesse ou comprou algo parecido com o produto. Por exemplo: ele se inscreveu em um curso gratuito sobre algum assunto e após esse curso ser finalizado, você envia outro parecido para ele comprar — se puder oferecer com desconto é ainda melhor!

E-mail sazonal

Esse e-mail é enviado em momentos específicos e pode ser personalizado. Seja para desejar felicitações no Natal, Páscoa, Ano Novo ou para desejar Feliz Aniversário. Aliás, é interessante trazer junto alguma promoção, por exemplo, se é aniversário dar de presente algum desconto. Assim, o público sente-se acolhido e importante.

E-mail para clientes inativos

Quando você perceber que um cliente parou de abrir seus e-mails ou não interage mais com o seu conteúdo, saiba que nem tudo está perdido! Afinal, se ele já demonstrou interesse no seu conteúdo no passado, o que o impede de se interessar de novo?

Para ajudar com isso, é só enviar um e-mail perguntando o que aconteceu, o que você errou e no que o seu cliente se interessa. Assim, há chances de ele voltar a interagir ao perceber que você se preocupa com os seus desejos e realmente quer entregar um conteúdo de qualidade e direcionado.

Conclusão

Você percebeu? Todos esses e-mails estão relacionados de alguma forma! Ou seja, você pode iniciar a interação com um e-mail de boas-vindas, então mais para frente promover um conteúdo, até vender um produto, fidelizar o cliente e por aí vai!

Qual você está precisando agora? Nós da Mais Code podemos ajudar você nos envios!

Referências

2019 Adobe Email Usage Study (Estudo da Adobe sobre o uso do e-mail)

https://www.slideshare.net/onlinemarketingsummit/how-to-leverage-customer-data-to-optimize-your-email-campaign-wayne-carrigan (Como otimizar o e-mail marketing/Thindata)

https://www.litmus.com/blog/infographic-the-roi-of-email-marketing/ (O ROI do Email Marketing)