O que é plugin?

Escrito por maiscode

Publicado em 26/10/2021

Os plugins podem ser grandes aliados para o site, principalmente quando você tem um objetivo específico para atingir no seu site. Seja para deixá-lo mais rápido, mais interativo, seja para monitorar as atividades ou limpar arquivos desnecessários, os plugins podem ser de grande ajuda para você.

Basicamente há três tipos de plugins: gratuito, premium e freemium. O gratuito, como diz o nome, é disponibilizado de graça e, não se engane, podem ser tão eficazes como um plugin premium. O premium são plugins pagos e o freemium são plugins que possuem a versão gratuita e a paga, com mais recursos.

Para que você desenvolva o máximo de desempenho no seu site, é preciso saber escolher os plugins certos para você.

Avaliações

Para que você tenha o melhor aproveitamento possível dos plugins, é importante que você leia as avaliações. Como qualquer produto adquirido online ou não, é importante saber o que os outros usuários estão dizendo sobre o produto que você está pensando em adquirir. Lendo as críticas você pode ter uma noção de que o produto é confiável ou não.

Apenas os plugins necessários

A verdade é que não há necessidade em instalar muitos plugins. Querendo ou não, ao instalar os plugins, você deve estar atento às suas atualizações e monitoramentos. E consequentemente, mais plugins também significa mais complexidade. Então, mesmo que ter muitos plugins no seu site parece ser uma ideia interessante para você, apenas instale os que você realmente acredita que vão fazer diferença. Assim, você terá maior controle sobre eles e caso algum dê problema, será mais fácil de resolver e entender.

Saiba a função do plugin

Essa dica se une com a dica anterior: é importante saber muito bem a função de cada plugin no seu site. O objetivo de cada um, o que ele muda no seu site, além de também saber quem é o criador e desenvolvedor deste plugin. Assim, você terá muito mais controle e noção do que está acontecendo no seu site e caso dê algum problema, você saberá qual plugin pode ter dado erro ou precisa de algum reparo e atualização.

Quais plugins instalar?

Ok, você entendeu o que você deve fazer para instalar o plugin, mas talvez não tenha ideia de que plugin instalar ainda. Há vários plugins disponíveis na internet que são muito úteis e podem beneficiar seu site.

Yoast SEO

O Yoast SEO te ajuda a otimizar seu site. Com a inteligência de Search Engine Optimization, ele te ajuda a otimizar os textos, palavras-chave e imagens para que seu site apareça nas primeiras páginas dos mecanismos de busca. Ele analisa suas postagens, textos, URLs, entre outros e aconselha caso precise mudar algo ou se está tudo certo. Uma ferramenta muito útil para qualquer pessoa que tenha um site.

Akismet

Akismet é um plugin que filtra os spams do seu site. Ele verifica automaticamente os spams e os direciona em um diretório específico, detecta links maliciosos, elimina mensagens spams do cache do seu site, além de gerar um relatório com estatísticas dos spams. O plugin também te dá liberdade de decidir caso queira manter uma mensagem que foi reconhecida como “spam” no seu site.

Imagify

Um estudo da Akamai Technologies com a Forrester Consulting revelou que 47% das pessoas esperam que o site carregue em 2 segundos ou menos. Ou seja, uma das coisas que os usuários mais prezam é pela velocidade do site.

Você sabia que imagens muito pesadas podem deixar o seu site lento? Para isso, o Imagify ajuda a diminuir o tamanho da imagem sem perder a qualidade, colaborando para a velocidade do seu site e consequentemente a boa experiência do usuário.

Broken Link Checker

Esse plugin ajuda a reconhecer quais são os links quebrados do seu site para que você possa arrumá-los. Reconhecer os links quebrados é muito importante porque você pode reformá-los para o link correto ou utilizá-los de forma otimizada para fazer com que o usuário continue no seu site, seja colocando uma barra de pesquisa ou uma sugestão de conteúdo semelhante.

Viu como o plugin pode ajudar você? Se ainda tem dúvida, entre em contato com a Mais Code!

Por Beatriz Saltão.

Venha fazer a sua presença online com a MaisCode

FAÇA UM ORÇAMENTO

    Assine nossa newsletter para se manter presente online



    Open chat
    Fale conosco!