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maiscode
18 de janeiro de 2022
4 min de leitura
O Google Analytics é uma ferramenta cheia de métricas que te ajudam a entender melhor o comportamento dos usuários no seu site. Uma dessas métricas é a taxa de rejeição. Você sabe o que ela significa?
A taxa de rejeição é um dos indicadores do Google Analytics que mostra a porcentagem de visitantes que entram em uma página do seu site e saem sem interagirem com nenhum elemento dela: seja sem clicar em anúncios ou em outros posts ou seja sem responder algum formulário ou fazer comentários.
Quando eu devo me preocupar com a taxa de rejeição?
Você pode pensar que uma taxa de rejeição alta é sempre ruim, mas não é bem assim. A porcentagem da taxa de rejeição pode ser tão boa quanto ruim, dependendo da página em questão que estamos avaliando.
De acordo com o próprio Google, a taxa de rejeição varia de acordo com o seu segmento. No geral, são estas as porcentagens de cada setor:
40% - 60% sites de conteúdo
30% - 50% sites de geração de leads
70% - 98% blogs
20% - 40% sites de varejo
10% - 30% sites de serviço
70% - 90% landing page institucionais
Como podemos ver, em blogs é muito comum ter uma taxa de rejeição alta porque na maioria das vezes o usuário só tem o interesse de ler a postagem e nada mais do que isso. Muitas vezes pode ser um usuário fiel e interessado que está apenas se atualizando com o seu conteúdo.
Então você não precisa se preocupar caso a taxa de rejeição esteja alta no seu blog ou em landing page institucionais, por exemplo. Mas caso a taxa de rejeição seja alta na página inicial ou em qualquer página que você criou com o intuito de acontecer interação você deve sim se preocupar. Quando isso acontece, demonstra que pode ter algo errado nesta página ou no site em geral — como algum problema na velocidade — e você deve ficar atento em relação a isso.
O que fazer quando tenho alta taxa de rejeição?
Como foi dito, nem sempre é preciso se preocupar com uma alta taxa de rejeição. Mas se você percebeu que em uma página específica feita para interação há uma alta porcentagem, você deve analisar o que pode estar ocasionando essa desistência dos usuários e resolver o problema.
Melhorar a legibilidade
Às vezes o problema do seu site está na legibilidade: textos muito grandes ou um design pouco intuitivo podem ser uma das razões para as pessoas não interagirem. Os usuários se cansam facilmente quando não há quebra nos textos ou quando não tem um bom design que facilite a leitura.
Assim, é importante que você seja objetivo nos seus textos. Caso tenha muita coisa para escrever, divida o texto em subtítulos, utilize bullet points e imagens e faça uso de um bom design focado no usuário para que a experiência no seu site não seja maçante.
Evitar ou limitar a quantidade de pop-ups
Não há muito problema em usar um ou outro pop-up quando há contexto para isso, mas no geral evite usar ou pelo menos limite a quantidade para não irritar o usuário e fazer com que ele desista de navegar no seu site.
Aumentar a velocidade de carregamento
Uma pesquisa mostrou que 40% dos usuários abandonam um site se ele não carregar em 3 segundos. Dessa forma, um site lento é um dos motivos para termos uma alta taxa de rejeição. A lentidão incomoda o usuário que, caso passe por isso no seu site, ficará frustrado e vai sair dali o quanto antes. Assim, é preciso estar atento a este problema.
Caso o seu site não tenha sido pensado para mobile, é inevitável que tenha uma alta taxa de rejeição.
De acordo com uma pesquisa de 2019 do IBGE, o celular é o equipamento mais utilizado no Brasil para acessar a internet. Assim, é de extrema importância que o seu site esteja adaptado para celulares e outros dispositivos também, além do computador, principalmente porque é onde a maioria dos usuários vão ter a experiência de navegação.
Conclusão
Agora, quando você estiver analisando suas métricas e se deparar com a tal “taxa de rejeição”, pode ficar tranquilo! Você saberá lidar com este dado naturalmente. E caso precise de ajuda, não hesite em contatar a Mais Code para resolver estes e outros problemas tecnológicos. 😄
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