Tenho um site e o que faço agora?

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maiscode
12 de setembro de 2016
2 min de leitura

websiteSua empresa já tem um site. Parabéns! No entanto, você sabe qual o real objetivo dele? Dúvidas como estas tornaram-se cada vez mais frequentes aqui, na Mais Code, revelando que muitos empreendedores não reconhecem o real objetivo dos websites para os seus negócios.
Atualizar os clientes sobre novos produtos e serviços? Captar contatos? Estabelecer relacionamento? Por exemplo, se o objetivo é obter o telefone de potenciais compradores para entrar em contato com uma oferta personalizada é preciso criar formas de incentivá-lo a informar esse dado.
Neste caso, a melhor resposta é analisar de maneira bastante clara onde deseja chegar e poder trilhar o caminho certo. Listamos algumas questões que podem ajudá-lo na melhor tomada de decisão.

Qual é a função de um site?

Primeiramente, é muito importante saber as razões pelas quais ele foi criado, o que o idealizador quer obter em troca, ou seja, compreender qual a real finalidade dele. Afinal, o desenvolvimento de um site necessita de planejamento, construção de metas, além da análise de dados e dos objetivos de maneira contínua.
Por exemplo, se o foco do site é fortalecer a marca, deixá-la mais conhecida e atrair mais clientes, é fundamental ter sempre conteúdo. Dessa forma, é possível que as pessoas que buscam por assuntos relacionados ao seu negócio possam encontrar o seu site mais rapidamente. Um exemplo simples são as empresas que destinam uma área para o blog dentro do website e o alimentam com informações relevantes frequentemente.

Qual plataforma de hospedagem utilizar?

Sem dúvidas é uma pergunta bem clássica e a resposta mais ainda: DEPENDE. Temos no mercado soluções práticas e rápidas, caras e baratas. O ideal é manter um equilíbrio entre a necessidade e o orçamento disponível.
O WordPress, por exemplo é uma ferramenta simples e barata àqueles que desejam montar uma loja virtual ou ter simplesmente um site institucional. Mas também existem plataformas desenvolvidas exclusivamente com esta finalidade, como a Novaoito, Kinghost e etc.
Lembre-se: flexibilidade, funcionalidades, integrações, pagamento, customização da plataforma, custos com setup e mensalidades são alguns dos requisitos que precisam ser avaliados antes da contratação de uma plataforma para e-commerce. O importante sempre é planejar e dimensionar seu objetivo.