Tudo que você precisa saber antes de ter um site

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maiscode
30 de setembro de 2016
3 min de leitura

duvida-300x300Empresários constantemente escutam a seguinte frase: “Estamos em 2016 e não tem website ainda?” – ao serem abordados por desenvolvedores. A presença no meio online é essencial para o negócio atualmente, por isso, a indagação com tanta ênfase.

Mas você entende que precisa de um site? Ainda não sabe? Acha que é importante só porque as pessoas estão insistindo? Não tem problema, vou te ajudar com isso. Antes de tomar esta decisão, é necessário refletir sobre alguns pontos:

  • Qual o objetivo ao criar um site?

É fundamental que saiba qual o seu objetivo ao criar o site, pois ele vai direcionar tudo – layout, estrutura, comunicação, etc. Dito isto, vamos juntos desenvolver um rumo para você.

Elabore respostas para as seguintes questões – Por que quer fazer um site? Beleza! Conseguiu encontrar um bom motivo. Agora, o que vai fazer com ele – apresentar o produto/serviço? Apenas vender? Ou os dois? Definiu isso! Neste momento, pense em que região vai atuar – Só onde mora? Ou no Brasil todo?

Após responder estas perguntas básicas, conseguirá transmitir exatamente o que quer e precisa para a equipe de desenvolvimento, que por sua vez, irá elaborar um site adequado para o seu tipo de negócio.

  • Quem é o público alvo?

Já sabemos qual o seu objetivo com o site – o porquê, o que vai fazer com ele e qual região quer atingir. Pronto. Vamos definir com quem quer conversar?

Partimos para mais perguntas - Quem é o seu público? Homem ou Mulher? Qual sua faixa etária? É pessoa física ou jurídica? De quanto é a renda mensal? Qual seu comportamento na internet? É necessário que busque a maior quantia possível de informações sobre o target.

Este item é essencial no processo, pois a partir do conhecimento adquirido e das decisões tomadas, irá personalizar todo o layout, estrutura, apresentação, linguagem e tudo que possa influenciar o público-alvo a ter uma boa experiência durante a navegação.

  • Qual será a estrutura do site?

Após descobrir o seu objetivo e público, podemos avançar para a próxima etapa, a estrutura. Já perce
beu que o segredo para definir pontos importantes é fazer perguntas e neste passo, essas são as principais perguntas:

Quais serão as páginas do seu site? Quer uma falando sobre você/sua empresa? Vai listar os seus serviços/produtos ou exibir apenas seu portfólio? O que seus clientes precisam ver no seu site?

Respondendo estas questões estará tudo pronto? Não precisa limitar-se somente a estes itens, pois irão variar de acordo com a sua vontade e importância para o público.

  • Qual o conteúdo de cada página do site?

Beleza, já decidimos o que o website vai ter! Para finalizar, vamos preencher os espaços criados com textos e imagens, compor o conteúdo.

É hora de decidir o que vai escrever a respeito da sua empresa, dos produtos e serviços e o tipo de conteúdo que pretende fornecer para as pessoas.

Lembrando sempre que a informação deve ser transmitida da forma mais clara e objetiva possível, para a melhor compreensão de todos. E, estar dentro das normas da língua portuguesa, evitando erros – visto que isso gera uma má impressão com o público.

É importante que saiba também, quais são os benefícios que um site pode proporcionar: retorno sobre o investimento, divulgação durante 24h e a ampliação dos mercados.

Retorno x Investimento

A internet atinge com mais amplitude o mercado, maior foco no interesse do público consumidor, transmitindo a maior quantidade de informação pelo menor investimento.

Divulgação 24h

Ter um bom site significa que seus produtos/serviços são divulgados a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias do ano. Clientes potenciais irão acessam informações detalhadas, fotos, vídeos, gráficos – contribuindo na tomada de decisão favorável ao seu negócio.

Ampliação de Mercados

A internet abre as portas para a expansão da fronteira regional, potenciais clientes podem te contatar em qualquer local do planeta. Mas claro, para que isso aconteça é necessário que o site esteja preparado para comunicar-se com outras cidades, culturas, entendendo regionalismos e até mesmo, traduzido para outros idiomas.