Como fazer um eBook em 5 passos

Escrito por maiscode

Publicado em 25/05/2021

Se você é uma pessoa que não vive sem internet, provavelmente já conhece o eBook: um formato de livro muito popular na nossa era digital! A criação dos primeiros eBooks datam entre a década de 70 e a década de 80, mas só a partir dos anos 2000 que eles se tornaram muito populares e agora qualquer um com acesso a internet pode fazer o seu livro eletrônico.

As vantagens de ter um eBook são inúmeras, tanto para os criadores, tanto para os leitores: menores gastos na produção, a vantagem de ler em qualquer lugar (até na fila do mercado!), poder capturar leads e maior alcance de divulgação são algumas delas.

Se você clicou no nosso artigo, provavelmente tem interesse em criar um eBook, mas ainda pode ter dúvidas por onde começar. Não se preocupe! Foi pensando nisso que formulamos um tutorial de todos os passos que você deve seguir para criar seu eBook agora mesmo.

1. Planejamento do eBook

Todo bom projeto precisa de um bom planejamento e com o seu eBook não poderia ser diferente! Para criar um bom livro, você deve pensar em quem vai ler, o que as pessoas estão falando sobre seu tema, o que você pode agregar e até como vai divulgá-lo. Então, pegue uma caneta e papel e anote o que você vai precisar!

Pensando na persona

A primeira coisa que você deve se preocupar é em relação à pessoa que vai ler o seu eBook. Afinal, como você vai fazer um bom conteúdo se não conhecer o seu leitor?

Se preocupar com o que ele gosta, os problemas que ele está enfrentando e o objetivo que ele busca atingir ao ler seu livro é essencial. Portanto, as questões principais a serem feitas nessa etapa são:

  • Quem eu quero atingir?
  • No que essa pessoa se interessa?
  • Como o conteúdo do meu eBook vai ajudar essa pessoa?

Com essas informações, você consegue traçar um bom perfil para a criação da persona e pensar em um tema mais certeiro e útil!

Pensando no tema

Agora que você sabe no que a sua persona tem interesse, já pode partir para a escolha do tema. Aqui, a pergunta é: o que você sabe ensinar a respeito do que a persona quer saber?

Pense nisso e depois de optar por um tema, comece as pesquisas.

  • Busque pela internet o que estão falando sobre o assunto e anote as informações mais relevantes, pesquisas feitas sobre o assunto e dados para agregar no conteúdo;
  • Pesquise palavras-chave: na internet, há vários aplicativos e extensões disponíveis para isso. No Google Trends, ao pesquisar uma palavra-chave aparece o que as pessoas mais procuram, onde mais procuram e outros temas relacionados. Isso pode te ajudar muito a definir temas mais específicos para o seu eBook.

Além do Google Trends, há outras ferramentas que podem te ajudar com as palavras-chave. Eu uso a extensão Keyword Planner, mas também há outras muito boas, como o SEMRrush, Google Keyword Planner e Ubbersugest. Aliás, você pode usar todas as opções para ter uma visão mais ampla!

Google Trends

É legal focar em um tema bem específico no eBook. Por exemplo: em vez de falar sobre "e-commerce", que seria algo mais generalizado, foque em  "como montar um e-commerce" ou “como atrair clientes para o seu e-commerce”. Assim, você vai poder delinear melhor os conhecimentos e agregar maior utilidade ao público!

Preço do eBook

É importante se perguntar: você pretende vender o seu eBook ou disponibilizá-lo de graça?

A opção de disponibilizar seu eBook de graça é uma ótima estratégia para capturar emails e montar a lista do seu Email Marketing para criar leads.

Mas se pretende vendê-lo, pense no preço: se for um conteúdo mais "simples", pode vender mais barato, e se for mais complexo, com informações valiosas, pode vendê-lo mais caro. 

Escolha do formato

Essa escolha vai ser muito importante mais lá para frente, mas é interessante já refletir sobre ela agora para evitar dor de cabeça no futuro!

Basicamente, há dois tipos de formatos que você pode escolher: PDF e ePub.

O PDF é mais simples e mais conhecido pelo público em geral. O ponto negativo é que você verá a mesma tela em diferentes dispositivos, o que pode dificultar a leitura.

Já o EPub é bem conhecido com quem costuma ler pela internet em aparelhos como o Kindle. Muitos preferem esse formato porque ele é adaptável: ele muda a letra e o formato em diferentes telas, facilitando a leiturabilidade. 

O ideal é que você disponibilize seu livro nos dois formatos para que o leitor decida qual ele prefere. Mas se não for possível fazer isso, o PDF pode ser a melhor escolha, já que ele é mais conhecido pelo público em geral. 😉

2. Desenvolvimento do texto

Agora que você já escolheu o tema e fez suas pesquisas, é hora de desenvolver o texto.

Para isso, crie uma estrutura: dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, apresente o assunto para o leitor. Explique rapidamente sobre o que você vai falar e abordar no texto inteiro.

No desenvolvimento adicione pelo menos três tópicos sobre o assunto que você vai comentar. Esses tópicos vão ser os seus capítulos no livro. Dentro dos tópicos, desenvolva suas ideias e pesquisas. Pode ficar bagunçado no início, mas depois você vai organizando o texto.

Na conclusão, finalize rapidamente tudo o que você disse. Um parágrafo já é o suficiente. É interessante que você utilize uma chamada para a ação aqui. Seja a venda de algum produto ou levar o cliente para o seu site, blog, redes sociais para que ele te acompanhe…

Dicas:

  • Fazer gráficos e infográficos é um diferencial;
  • Adicione elementos visuais: o uso de ilustrações, desenhos e fotos é essencial para que a leitura do eBook não seja cansativa;
  • Que informação você pode adicionar que não pode ser encontrada em nenhum outro artigo da internet? Adicionar no texto suas experiências e conhecimentos de vida, além dos infográficos que você fez traz originalidade e informações que só podem ser encontradas no seu eBook!

3. Revisão do texto

Para que seu livro fique perfeito, é importante passar pelo processo de revisão. Para isso, quando finalizar seu texto, dê uma pequena pausa para arejar a mente e depois volte para reler com cuidado. Preste atenção em erros gramaticais, coerência, gerundismo e termos muito rebuscados. A leitura deve ser leve e fácil.

Também é muito interessante que você peça para pessoas próximas — e principalmente, críticas — lerem o seu texto e darem sua opinião. Outras visões e leituras podem agregar no texto e reconhecer erros que você não tinha percebido!

4. Diagramação do eBook

Depois que o texto está pronto e revisado, é hora de deixá-lo bonito!

Se você entende de design, vai tirar de letra essa parte. Mas se você não tem conhecimento em design e também não conhece alguém para te ajudar, não tem problema! Há várias ferramentas na internet que podem te ajudar a criar um design bonito para eBooks, como Trakto, Canva e até o PowerPoint.

Só tome cuidado com algumas coisas:

  • Identidade visual: seja coerente, use as mesmas cores (da sua marca) e as mesmas fontes no eBook todo. Essa coerência passa profissionalismo e não confunde o leitor.
  • Use os elementos em branco para dar destaque, não precisa deixar a página inteira com texto;
  • Use bullet points, negrito, itálico entre outros (sem exagero!) para destacar informações!

5. Publicação e divulgação do eBook

Não importa se o seu livro digital é gratuito ou não, você deve divulgá-lo. Para isso, as redes sociais estão à sua disposição! Facebook, Twitter e Instagram podem te ajudar: poste no feed um assunto que leva ao seu eBook, nos stories, vale até compartilhar com amigos e conhecidos.

Se você não tiver um site próprio, pode publicar em vários sites disponíveis na internet, como o Kindle Direct Publishing, Wattpad e Livrorama.  

Conclusão

Como você percebeu, criar um eBook não é tão difícil como pode parecer. Sim, envolve muito trabalho e dedicação, mas não precisa ter medo. Seguindo todos esses passos, você vai conseguir criar seu eBook, divulgar seu trabalho, capturar leads e principalmente ajudar pessoas!

Para mais dicas, acesse o blog da Mais Code e se quiser ajuda, entre em contato que nós te ajudamos!

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